terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Será que Rio Branco é tão ruim assim???

Olá queridos, que a paz de Cristo esteja com vocês!
Na sexta-feira um fato chamou muito a minha atenção. Eu ia comentar no post passado, mas fiquei tão maravilhada com India que esse acabou sendo assunto exclusivo. Na sexta pela manhã, quando eu voltava do SESC feliz e satisfeita depois de uma manhã proveitosa de trabalho, tomei o ônibus e desci em uma parada na Av. Ceará. Mas logo à frente estavam fazendo a manutenção da pista, então tinha mudado o itinerário do ônibus (temporáriamente). Bom todos que estávamos esperando o ônibus decidimos andar (cerca de uns 400 m) até a próxima parada. Então, uma moça começou a espraguejar, descer o porrete na cidade, com coisas do tipo: "Rio Branco é mesmo uma porcaria, só aqui acontece esse tipo de coisa". E a amiga que vos fala tentou acalmar: "Calma mulher, isso nem sempre acontece, é só uma manutenção de rotina", como se isso adiantasse alguma coisa, quando estamos irritados qualker tentativa de consolo é inútil, pois bem, mesmo assim tentei conversar pra ver se a moça acalma, em vão...Ela continuou falando mal: "Já viajei meio mundo, e só vejo essas coisas acontecerem aki, Rio Branco é uma porcaria mesmo..."Aí tive que falar, pois embora estamos distante dos grandes centros, estamos livres de muitos problemas que atingem grandes cidades. Eu disse: "Bom, Rio Branco pode ter algumas desvantagens, mas eu detestaria morar em uma cidade onde eu tenho que ficar 2 horas dentro de um ônibus para chegar ao meu trabalho, ou muitas vezes tendo que pegar outro tipo de transporte". Eu nem quis entrar no mérito de outros assuntos como segurança, tranquilidade, mas argumentei de forma leve. Ela reclamou do sol (realmente estava escaldante uns 36°) e para não falar mais nada emprestei minha sombrinha (guarda-sol pequeno) para ela e seguimos caminho.
Mas fui para casa pensado no que a moça tinha dito. Sinceramente, não acho justo você morar em uma cidade, ganhar dinheiro nela e ficar falando mal do lugar, como se aqui fosse o pior lugar do mundo. Me lembrei desse povo metido a besta que vem de Minas, Sampa, Rio que ficam malhando a cidade, reclamando do sol, da chuva, dos lugares, das pessoas,entre oisas, mas que vem para cá ganhar dinheiro, muitas vezes por concursos em instituições que pagam bons salários. Isso me faz lembrar também da objetividade finlandesa: "Se aqui é ruim, então pq veio?" ou "Por que não volta para seu paraíso?"
Fazer comentários dos pontos negativos é uma coisa, é normal e nos ajuda a entender os problemas da cidade, mas ridicularizar é outra totalmente diferente, se eu odeio o lugar onde estou, tenho que fazer o possível para picar a mula daqui!!!! Mas não é isso que vejo, conheço pouquíssimas pessoas que querem "largar o osso", umas pelo comodismo (tão pagannndo)e outras pq aprenderam a gostar da cidade.
Bom, o fato é que adoro a cidade, não gosto que fiquem denegrindo a imagem dela, mas claro que aqui tem desvantagens como qualker lugar que já conheci, mas têm muitas vantagens também. Vejam aí algumas fotos da bela Rio Branco:





Estátuas do mercado velho;





Vista aérea do Palácio do Governo (construído no Ciclo da Borracha), ainda estava com a decoração natalina.
















Parque da maternidade (entrada);















Gameleira (centro histórico), às margens desse rio iniciou o povoamento da cidade.






Bom amigos, fico por aki, tenho que esclarecer que nem todos que vem de Minas, Sampa, Rio são metidos ou ficam fazendo comentários jocosos a cerca de Rio Branco, e que, todos têm direito a exprimir sua opinião, só não gosto mesmo de comparações absurdas. Quanto a moça, tento entender que ela estava cansada, estressada ou coisa assim, quando estamos nesses estados tudo nos incomoda!!
Uma semana abençoada a todos!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "...Me lembrei desse povo metido a besta que vem de Minas, Sampa, Rio que ficam malhando a cidade..." Legal seu comentário. Sou militar, e moro em São Paulo e estava pesquisando algumas cidades da região norte, ja que estou em vistas de ser transferido ai pra essa região! Esse seu comentário, diga-se de pasagem Racista e infeliz, me ajudou a decidir: Passarei longe! Se estamos incomodando, é porque estamos por cima. Seja feliz.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu te tenho que dizer uma coisa: Eu amei o Rio Branco, e sonho com puder trabalhar ai, sou arquitecto. Você o que me recomendaria se eu tentar viajar pra lá com a minha família?
    Saudaçoes.

    ResponderExcluir
  3. O blog é muito bom, gostei da história da balsa, por favor, continue com as postagens, faz muitos anos que saí de minha terra e adorei saber que está muito bonita.

    ResponderExcluir